Projeto composto por pinturas, fotografias e performances que propõem uma discussão acerca deComposto por pinturas, fotografias e performances que propõem uma discussão acerca de construções sociais pautadas em discriminações e preconceitos seculares sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade ocidental, e que foram/são fortalecidos por ícones da cultura de massa que impactam negativamente a autoestima e autoimagem das mulheres negras e não-brancas que não correspondem aos padrões estabelecidos.
I WANT TO BE SEXY TOO
Composed of paintings, photographs and performances that propose a discussion about social constructions based on discrimination and secular prejudices about the standards of beauty imposed by Western society, and that have been/are strengthened by icons of mass culture that negatively impact the self-esteem and self-image of black and non-white women that do not correspond to established standards.
Autorretratos (2012)
SELF-PORTRAITS (2012)
Performance White Face and Blonde Hair (2012)
A partir do travestismo corporal a artista cria uma representação de si oposta ao seu fenótipo negro. Ao se caracterizar de um suposto fenótipo branco caminhando ostensivamente pela rua Oscar Freire em São Paulo, subverte as noções de raça e classe, e aciona a reflexão sobre a presença do seu corpo negro nos espaços públicos elitizados. Critica modos de ser fundamentados na branquitude como um sistema que garante privilégios a partir de mecanismos de exclusão e repressão das pessoas que não podem, por características fenotípicas, serem absorvidas por ele. É sobre um sistema e a pessoa que pode se beneficiar a partir dele escolhe se será honesta ou se coadunará com a sua efetivação e continuidade.
From the body transvestism the artist creates a representation of herself opposite to her black phenotype. By characterizing herself as a supposed white phenotype walking ostensibly down Oscar Freire Street in São Paulo, she subverts notions of race and class, and triggers reflection on the presence of her black body in public elitized spaces. It criticizes ways of being based on whiteness as a system that guarantees privileges from mechanisms of exclusion and repression of people who cannot, by phenotypic characteristics, be absorbed by him. It is about a system and the person who can benefit from it chooses whether to be honest or to be in harmony with its effectiveness and continuity.