Brasileira de São Paulo, 1978. Vive e trabalha em Crato, Ceará.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2019
São Paulo-SP, “As que me habitam”, Centro Cultural São Paulo. Curadoria Adelaide Pontes. Artista convidada da 29ª Edição do Programa de exposições do CCSP.
São Paulo-SP, “Axexê da negra, ou descanso das mulheres que mereciam serem amadas”, 9º Seminário de Pesquisas em Andamento da USP. ECA/USP.
2018
São Paulo-SP, “SerTão doce na dureza”, Aparelha Luzia. Curadoria Renata Felinto, São Paulo-SP.
2016
São Paulo-SP, “Afro Retratos”. Exposição Itinerante pelas unidades do SESI do Estado de São Paulo.
São Paulo-SP, “White Face and Blonde Hair”. Exposição Itinerante pelas unidades do SESI do Estado de São Paulo.
2014
São Paulo-SP, “Afro Retratos: A identidade de nós”, SESC Carmo, Programação “Estéticas das Periferias”, curadoria Renata Felinto e Antônio Sérgio Moreira.
2012
São Paulo-SP, “Afro Retratos”, Trackertower. Curadoria Alexandre Araújo Bispo.
São Paulo-SP, “Re-Existindo”, Instituto de Artes da UNESP.
2004
Bauru-SP, “Penso, logo resisto”, SESC Bauru.
2002
Guarulhos-SP, Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
2020
PIPA em Casa, em plataforma digital https://www.premiopipa.com/em-casa/
Porto Alegre RS, “12°Bienal do Mercosul: Feminino(s), Visualidades, Ações, Afetos”, curadorageral Andrea Giunta.
Brasília-DF, “Triangular: arte deste século, Casa Niemeyer da UnB/DF. Curadoria Ana Avelar.
Belo Horizonte-MG, “Epistemologias comunitárias: arte contemporânea de autoria negra”, Centro Cultural UFMG/MG. Curadoria Janaina Barros, Maria Aparecida Moura e Wagner Leite Viana.
São Paulo-SP, “Construção”, Galeria Mendes Wood DM/ SP. Curadoria Renato Silva.
2019
São Paulo-SP, “Mulheres na arte brasileira: entre dois vértices”, Centro Cultural São Paulo/SP, Curadoria Poliana Quintela.
Belo Horizonte-MG, “Epistemologias Comunitárias: Arte Contemporânea de autoria negra”, Centro Cultural UFMG. Curadoria Janaina Barros.
Caruaru-PE, “2ª Bienal do Barro”, Galpão da Fábrica Caroá . Curadoria Márcio Harum.
São Paulo-SP, “A noite não adormecerá jamais aos nossos olhos”, Movimento Nacional Trovoa, Galeria Baró. Curadoria Carollina Lauriano.
São Paulo SP, performance “AMOR-Tecimento: tecer o amor”, no “Rolezinho Bicha Nagô: Estéticas das Periferias”, SESC 24 de Maio, organização e curadoria de Ezio Rosa.
São Paulo SP, performance “AMOR-Tecimento: tecer o amor”, no “Congresso: Ensino/ Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero”, SESC Vila Mariana, organização e curadoria de Ana Mae Barbosa.
Salvador BA, intervenção “Onde estão as grandes mulheres artistas?”, Coletivo Artivista Karetas com Prekitos, VI Simpósio Internacional LAVITS “Assimetrias e (in)visibilidades: vigilância, gênero e raça”, Universidade Federal da Bahia.
2018
São Paulo-SP, “Histórias Afro-Atlânticas”, Instituto Tomie Ohtake. Curadoria Adriano Pedrosa, Ayrson Heráclito, Hélio Menezes, Lilian Moritz Schwarcz e Tomáz Toledo.
Recife-PE, “Os da minha rua: Poéticas de R/Existência de artistas Afro-brasileiros”, Museu da Abolição. Curadoria Joana D’Arc Souza Lima.
São Paulo SP, “Super Performace 2”, Espaço Contemporão, curadoria Yiftah Peled e Elaine Azevedo
2017
Paris, França, La Colonie, FIAC-Feira Internacional de Arte Contemporânea. Curadoria Pascale Óbolo.
Vitória-ES, “Festival Performe-se”, Universidade Federal do Espírito Santo. Curadoria Carla Borba, Giovanni Lima, Natali Merêdia, Ywea Peled.
Rio de Janeiro-RJ, “Uterotopias”, A Mesa Galeria. Curadoria Roberto Bertolossi.
São Paulo-SP, “Metrópole: Experiência Paulistana”, Estação Pinacoteca. Curadoria Tadeu Chiarelli.
Juazeiro do Norte-CE, “Convergências Culturais: De dentro para fora, de fora para dentro”, Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil-CCBNB. Curadoria Fábio Rodrigues, Fred Sidou, Pablo Manyê e Raquel Versieux.
2016
São Paulo-SP, “Diálogos Ausentes”, Instituto Itaú Cultural. Curadoria Diane Lima e Rosana Paulino.
Lisboa, Portugal, I Bienal do Mediterrâneo – Exposição Internacional de Arte Contemporânea e Literatura, Espaço de Exposições do Convento dos Cardeaes, organizada pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, curadoria de Nilze Monteiro.
Embu das Artes SP, “Arte Mulher”, Teatro Popular Solano Trindade, curadoria Raquel Trindade.
CURRICULUM
Born in São Paulo, Brazil, 1978. Lives and works at Crato, Ceará, Brazil.
SOLO EXHIBITIONS
2019
São Paulo, Brazil, “Those who live in me”, São Paulo Cultural Center. Curatorship by Adelaide Pontes. Guest artist of 29th Edition of the Exhibitions Program of the São Paulo Cultural Center.
São Paulo, Brazil, “Axexê da negra or the rest of the black women who deserved to be loved”, 9th USP’s Ongoing Research Seminar. Arts and Communication School, University of São Paulo.
2018
São Paulo, Brazil, “Be so sweet in the hardness”, Aparelha Luzia, São Paulo. Curatorship by Renata Felinto.
2016
São Paulo, Brazil, “Afro-portraits”. Itinerant exhibition by the SESI [Industry Social Service] units of the State of São Paulo.
São Paulo, Brazil, “White Face and Blonde Hair”. Itinerant exhibition by the SESI [Industry Social Service] units of the State of São Paulo.
2014
São Paulo, Brazil, “Afro-portraits: the identity of the ‘us’”, SESC Carmo/Brazil, Programming “Aesthetics of the Peripheries”. Curatorship by Renata Felinto and Antônio Sérgio Moreira.
2012
São Paulo, Brazil, “Afro-portraits”, Trackertower. Curatorship by Alexandre Araújo Bispo.
São Paulo, Brazil, “Re-existing”, UNESP Institute of Arts.
2004
Bauru, São Paulo, Brazil, “I think, therefore I resist”, SESC Bauru.
2002
Guarulhos, São Paulo, Brazil, Prof. José Ismael Permanent Art Exhibition Center.
COLLECTIVE EXHIBITIONS
2020
PIPA at Home, on digital platform https://www.premiopipa.com/em-casa/
Porto Alegre/RS/Brazil, “12th Biennial of Mercosur: Feminine(s), Visualities, Actions, Affections”. General curatorship by Andrea Giunta.
Brasília, Distrito Federal, Brazil, “Triangular: art of this century”, Niemeyer House, UnB/DF. Curatorship by Ana Avelar.
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, “Community Epistemologies: Contemporary black art” UFMG Cultural Center. Curatorship by Janaina Barros,Maria Aparecida Moura, and Wagner Leite Viana.
São Paulo, Brazil, “Construction”, Mendes Wood Gallery. Curatorship by Renato Silva.
São Paulo/SP/Brazil, “Super Performance 2”, Contemporary Space, curatorship by Yiftah Peled e Elaine Azevedo.
2019
São Paulo, Brazil, “Women in Brazilian art: between two vertices”, São Paulo Cultural Center. Curatorship by Poliana Quintela.
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, “Community Epistemologies: Contemporary black art” UFMG Cultural Center. Curatorship by Janaina Barros,Maria Aparecida Moura, and Wagner Leite Viana.
Caruaru, Pernambuco, Brazil. “2nd Biennial of the Clay”, Galpão da Fábrica Caroá. Curatorship by Márcio Harum.
São Paulo, Brazil, “The night will never sleep in our eyes”, Trovoa National Movement, Baró Gallery. Curatorship by Carollina Lauriano.
São Paulo/SP/Brazil, “AMOR-Tecimento: on a love’s tessitura” performance, at “Rolezinho Bicha Nagô: peripheral aesthetics”, SESC/May 24th, organisation and curatorship by Ezio Rosa.
São Paulo/SP/Brazil, “AMOR-Tecimento: on a love’s tessitura” performance, at “Congress:
Teaching/Learning of Arts in Latin America: Colonialism and Gender Issues”, SESC/Vila
Mariana/SP/Brazil, organisation and curatorship by Ana Mae Barbosa.
Salvador/Bahia/Brazil, intervention “Where are the great women artists?”, Artivista Karetas Collective with Prekitos, at 6 th International Symposium LAVITS “Asymmetries and (in)visibilities: surveillance, gender and race”, Federal University of Bahia (UFBA).
2018
São Paulo, Brazil, “Afro Atlantic Histories”, Tomie Ohtake Instituto. Curatorship by Adriano Pedrosa, Ayrson Heráclito, Hélio Menezes, Lilian Moritz Schwarcz, and Tomáz Toledo.
Recife, Pernambuco, Brazil, “The ones on my street: poetics of r/existence with afro-brazilian artists”, Museu da Abolição. Curatorship by Joana D’Arc Souza Lima.
São Paulo/SP/Brazil, “Super Performance 2”, Contemporary Space, curatorship by Yiftah Peled e Elaine Azevedo.
2017
La Colonie, Paris, France, FIAC – Contemporary Art International Fair. Curatorship by Pascale Óbolo.
Vitória, Espírito Santo, Brazil, “Perform yourself festival”, Federal University of Espírito Santo. Curatorship by Carla Borba, Giovanni Lima, Natali Merêdia, and Ywea Peled.
São Paulo, Brazil, “Black evidences”, Caixa Cultural. Curatorship by Roberto Conduru.
Rio de Janeiro, Brazil, “Absent dialogues”, Bela Maré Shed. Curatorship by Diane Lima and Rosana Paulino.
São Paulo-SP, “Negros Indícios”, Conjunto Cultural da Caixa. Curadoria Roberto Conduru.
Rio de Janeiro-RJ, “Diálogos Ausentes”, Galpão da Bela Maré. Curadoria Diane Lima e Rosana Paulino.
Rio de Janeiro, Brazil, “Utopias of the Uterus”, A Mesa Gallery. Curatorship by Robereto Bertolossi.
São Paulo, Brazil, “Metropolis: The Paulistana Experience”, São Paulo Pinacoteca. Curatorship by Tadeu Chiarelli.
Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil, “Cultural Convergences: From the outside to the inside, from the inside to the outside”, Banco do Nordeste do Brasil Cultural Center. Curatorship by Fábio Rodrigues, Fred Sidou, Pablo Manyê, and Raquel Versieux.
2016
São Paulo, Brazil, “Absent dialogues”, Itaú Cultural Institute. Curatorship by Diane Lima and Rosana Paulino.
2013
São Paulo/SP/Brazil, “Afro as Ascendance, Art as Origin”, SESC Pinheiros, curatorship by Alexandre Araújo Bispo.
Belo Horizonte/MG/Brazil, “From a place in the world”, CentoeQuatro curatorship by Antônio Sérgio Moreira.
São Paulo/SP/Brazil, “Super Performance 2”, Contemporary Space, curatorship by Yiftah Peled e Elaine Azevedo.
Lisbon, Portugal, 1st Mediterranean Biennial – International Exhibition of Contemporary Art and Literature, Exhibition Space of the Convent of the Cardinals, organized by the Brazilian Institute of International Cultures, curatorship by Nilze Monteiro.
Embu das Artes SP, “Women Art”, Popular Theater Solano Trindade, curatorship by Raquel Trindade.